O que é a Doença de Huntington (DH)
Pertencendo ao grupo de doenças genéticas, raras e sem cura, a Doença de Huntington (DH) danifica as células nervosas fazendo com que partes do cérebro se deteriorem, causando sérios distúrbios motores, psiquiátricos e cognitivos.
A Doença de Huntington (DH) pode ser facilmente confundida com outras patologias como Parkinson ou Alzheimer incorrendo o difícil diagnóstico. A fase de investigação com as fases de sintomas da doença até o diagnóstico definitivo da DH pode levar de 10 a 15 anos. As manifestações podem ocorrer dos 2 aos 70 anos, mas geralmente o diagnóstico ocorre na fase adulta, a partir de 30 ou 40 anos.
O tratamento da Doença de Huntington (DH) envolve um time multidisciplinar com diversas especialidades envolvidas, como médico neurologista, psiquiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, entre outros.

Sintomas
Motores
- Distonia: Contrações musculares involuntárias de longa duração
- Rigidez
- Acinesia: imobilidade
- Bradicinesia: dificuldade em realizar movimentos e lentificação de reflexos
- Movimentos anormais dos olhos
- Contrações musculares
- Mioclonia: espasmos musculares rápidos e repentinos
Psiquiátricos
- Depressão
- Ansiedade e agitação
- Apatia
- Psicose
- Compulsão
- Irritabilidade e agressão
- Desinibição
- Impulsividade
- Ideação suicida
- Distúrbios do sono
Cognitivos
- Disfunção cognitiva
- Atenção, concentração planejamento
- Tomada de decisão
- Escolha de palavras
- Falta de memória
- Velocidade psicomotora
- Reconhecimento de emoções
- Julgamento
Convivendo com DH


Você pode ter acesso a muito mais informações sobre a Doença de Huntington na plataforma Hora de ConHecer que visa o apoio a pacientes, familiares e cuidadores com a Doença de Huntington (DH).

O Programa TevaCuidar Suporte ao Diagnóstico visa garantir o acesso ao (s) exame (s) genético (s) denominado; “estudo de expansões CAG do gene HTT e/ou análise de amplificação por TP-PCR” (“Exames”) àqueles com suspeita de serem portadores da doença de Huntington.
A Teva acredita que o diagnóstico precoce de doenças pode ajudar os pacientes a terem um acompanhamento adequado de sua saúde, sempre com o apoio e recomendações de seus médicos.
Se você é médico, acesse o portal clicando no botão abaixo: